Página Principal
   Quem Somos
   Contato
   Mitos e Verdades
   O que é Vitiligo
   Tratamento
   Vitiligo na infância
   Qualidade de Vida
   Vitiligo e laço social

Clique aqui para indicar este site para um(a) amigo(a).

 

 

 

 

 

 

 

 

Vitiligo na infância
  

     É muito comum o vitiligo iniciar-se na infância. Em aproximadamente 25% dos casos os primeiros sinais de despigmentação iniciam-se antes dos 10 anos de idade, e em cerca de 50% antes dos 23 anos de idade. Menos de 10% dos casos aparecem após os 42 anos. 

                 As manchas de vitiligo nas crianças podem aparecer em qualquer região, predominando em áreas de trauma (mãos,pés,cotovelos,joelhos) e face. Começam geralmente como manchas brancas e o diagnóstico pode ser difícil no início da doença, confundindo com manchas congênitas (como o Nevo Hipocrômico), que nem sempre são diagnosticadas ao nascimento. Pode ser necessário exames com lâmpadas especiais ou acompanhamento do quadro clínico para um diagnóstico preciso. Outras doenças que podem estar associadas precisam ser afastadas, como o Hipotireoidismo. Além das manchas congênitas, muitas vezes precisamos fazer diagnóstico diferencial com outros tipos comuns de manchas brancas em crianças.



 O tratamento do vitiligo em crianças requer uma abordagem não somente dos aspectos clínicos da doença mas também de implicações psicossociais. Uma criança com manchas visíveis na pele requer cuidados especiais. Precisamos de uma abordagem mais profunda no sentido de buscar possíveis fatores desencadeantes, já que frequentemente encontramos desajustes familiares ou outros aspectos psíquicos envolvidos. É freqüente o surgimento da doença em crianças após perdas em várias esferas psíquicas, como separação dos pais, falecimento de um familiar ou pessoa próxima, mudança de residência ou escola, entre outras. Um suporte psicológico geralmente é necessário, já que a condição do vitiligo pode ter um impacto profundo na imagem corporal das crianças afetadas. Em relação ao tratamento clínico  tem-se evoluído. Hoje dispomos de equipamentos de Fototerapia e novos medicamentos que nos proporcionam mais segurança e eficácia no controle e regressão da doença na infância. Importante ressaltar que quanto mais precocemente iniciar-se o tratamento, maiores serão as chances de sucesso.




      Rua Joaquim Antunes 727 cj 21 - Pinheiros - São Paulo - SP

Tel: (11) 2729 9462